Muitas das Selecções Nacionais africanas já divulgaram as convocatórias para os jogos da 1ª jornada da fase de qualificação para a CAN 2012.
Por exemplo, Libéria e Zimbabwe, que irão se defrontar em Monrovia, capital liberiana, já divulgaram a lista de pré-convocados, que aqui divulgaremos durante o dia de hoje para que os nossos leitores possam conhecer melhor essas duas selecções que integram o grupo A, juntamente com os nossos Tubarões Azuis e as Águias do Mali.
A expectativa em torno da convocatória de Lúcio Antunes é grande e as perguntas avolumam-se. Se a defesa tem dado boa conta de si, mal-grado o erro colossal de marcação no lance que originou o golo do Senegal, o mesmo não pode ser dito do meio-campo e do ataque nacional: pouca criatividade, pouca objectividade, pouco faro de golo. As perdas de bola da Turma Nacional são inúmeras e preocupantes no meio-campo, mas a injecção de "sangue fresco" na 2ª parte frente ao Senegal, principalmente a coabitação de Valter e Ryan Mendes no meio-campo, deu vida nova aos cabo-verdianos... um indicador de mudança?
Para a baliza, a única dúvida será sobre quem será o suplente de Fock (AD Ceuta). Ernesto continua sem clube, havendo opções como Jailson "Cadabra" Moreira, que efectuou uma boa época ao serviço do RC Hamm Benfica, clube luxemburguês.
Na defesa, Nando deverá ter lugar cativo como defesa-central, o veterano que é peça essencial do Banik Ostrava. Stopira foi relegado para a equipa B do Deportivo da Coruña, mas será o melhor lateral-esquerdo cabo-verdiano, talvez com a concorrência de Nilson, jovem e promissor lateral-esquerdo do Portimonense, que porventura já merecia uma chamada á Selecção pelo que fez na equipa algarvia nos últimos tempos. Ricardo é defesa-central, talvez o melhor do nosso país. Ontem, ao serviço do Vitória de Guimarães, rubricou mais uma excelente exibição, justificando a titularidade após ter estado ausente na 1ª jornada por castigo. A sua adaptação a lateral-direito na Selecção é, no mínimo, discutível. Não foi à toa que o Senegal tentou explorar por diversas vezes a falta de rotina e de velocidade de Ricardo para a posição de lateral-direito.. Fernando Varela, um central que dá muitas garantias, continua no banco do Trofense, não tendo disputado nenhuma partida esta época, assim como Gegê. Janício, o melhor direito cabo-verdiano, há muito tempo afastado da selecção, continua a jogar bem lá pelo Chipre... Talvez Vítor Moreno seja tido como boa opção para a lugar de defesa-direito.
Para o meio-campo, a incógnita chama-se Valdo. O médio-direito nascido em Espanha irá, finalmente, fazer a sua estreia? Se for chamado e comparecer, a titularidade dificilmente não será sua. Marco Soares, Guy Ramos, Valter, Babanco, Tony Varela, já internacionais, serão opções para fazer a dupla de "volantes" da turma nacional. Marlon Pereira, trinco do Willem II, da Holanda, poderá ser uma surpresa, ou Lúcio poderá mesmo apostar no recuo de Ryan Mendes no terreno, fazendo de "10" no meio-campo, com Valter ou Marco Soares nas costas? Odair Fortes, belo médio-direito do Stade Reims, ainda sem internacionalizações, será outro nome a ter em conta, assim como Gilson "Já" Silva, extremo do Ceuta, que só representou por uma vez a Selecção Nacional. Um jogador que poderia ser útil à selecção seria Celestino, médio do Belenenses formado no Sporting de Portugal, mas não sabemos se o jogador se encontra disponível para representar a selecção. Jerson Ribeiro e Jerson Cabral, jovens de origem cabo-verdiana que actuam na Holanda, podem fazer parte da convocatória de Lúcio Antunes: Ribeiro, que representa o Excelsior, foi convocado uma vez mas não chegou a entrar em campo, ao passo que Cabral, talentoso jovem do Feyenoord, é internacional sub-19 da Holanda mas continua a ser ilegível para representar Cabo Verde. Ambos os atletas actuam na faixa esquerda do ataque, sendo bons marcadores de bolas paradas.
Para o ataque, são muitos os nomes: Dady, Lito, Zé Luís, Héldon, Fufuco. Hélton dos Reis, avançado cabo-verdiano que actua no Grenoble, clube francês, seria uma surpresa na convocatória. O maior problema no ataque é que, talvez, somente Lito esteja no seu melhor, ele que é o nosso veterano capitão. Dady vem de uma lesão e actuou somente 5 minutos pelo Bucaspor na última ronda da Liga Turca. Zé Luís encontra-se lesionado, sendo no entanto previsível que recupere nos próximos dias. Héldon tem estado fora das opções do Marítimo, sendo de esperar que seja opção somente para a equipa B, que ainda não entrou em competição. Por aquilo que se viu de Héldon frente ao Senegal, não tem ritmo competitivo e dificilmente merecerá uma chamada para o jogo com o Mali: é um atleta que precisa de jogar esta época. Fufuco viajou agora para os Emirados Árabes Unidos, onde vai assinar contrato com o Hatta Club, mas também já se encontra há algum tempo fora de competição.
São muitas as opções, há jogadores em melhor forma, outros que não têm sequer um minuto de competição nas pernas. Esperamos que sejam convocados os que se encontram melhor nesta altura, prova de que não há lugares cativos na selecção.
1 comentário:
Belo update, Eder. Não estava a par de muitas informações que disponibilizaste. Preocupa-me termos um seleccionador em part-time.
Enviar um comentário