A Mauritânia não irá participar na fase de qualificação para a CAN 2012 (Gabão e Guiné-Equatorial). A Federação Mauritaniana de Futebol considera que a sua selecção não reúne os requisitos para poder competir com outras selecções africanas, cujos jogadores são na maioria profissionais, além de que os custos associados à participação numa prova de tal magnitude seriam, neste momento, incomportáveis para os mauritanianos.
A Mauritânia estava incluída no grupo F, ao lado do Burkina-Faso, da Gâmbia e da Namíbia.
Formato qualificativo
São 11 os grupos de qualificação, do grupo A ao grupo K. De início todos os grupos tinham 4 selecções, mas com o levantamento da suspensão imposta ao Togo (em virtude dos trágicos acontecimentos de Cabinda, em vésperas do CAN 2010) a Confederação Africana de Futebol procedeu a um sorteio para determinar em que grupo seriam colocados os togoleses. A sorte ditou que o Togo seria colocado no grupo K, que ficou assim com 5 selecções.
A CAF indicou, posteriormente, que os 2 primeiros classificados do grupo K teriam acesso directo ao CAN, o mesmo acontecendo aos vencedores dos outros 10 grupos. Juntar-se-ão a estas 12 equipas os dois melhores segundos classificados dos grupos A a J.
Em virtude da desistência da Mauritânia, o que leva a que o grupo F tenha apenas 3 selecções, o apuramento dos dois melhores segundos classificados será feito tendo em conta somente os resultados obtidos frente ao 1º e ao 3º classificado do grupo. Isso irá permitir que o 2º classificado do grupo F não parta em desvantagem no confronto com as selecções dos outros grupos.
As 14 equipas apuradas irão juntar-se aos anfitriões Gabão e Guiné-Equatorial, para a fase final do CAN 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário