segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PLATINI é o destaque positivo da ronda europeia dos crioulos. DADY suspenso pelo Bucaspor é o destaque negativo.

O esquerdino Platini foi o destaque dentre os futebolistas cabo-verdianos que militam em campeonatos profissionais da Europa, ao apontar um belo golo na vitória do Santa Clara por 2-0 frente ao Belenenses. O antigo jogador do Sporting Clube da Praia, Tourizense e Sertanense, fez o seu 1º golo pelo Santa Clara, mostrando ao técnico Bruno Moura que pode ser mais do que uma opção para o banco de suplentes.

Ainda na 2ª Liga portuguesa, o Arouca de Babanco vai de vento em popa, conquistando mais uma vitória na no campeonato, comandados no meio-campo pelo titularíssimo da seleção crioula. Fernando Varela também esteve em campo na vitória do Trofense por 3-2; Gegê não saiu do banco. O Gil Vicente de Zé Luís, que continua lesionado, lidera a tabela classificativa com 14 pontos, sendo que Arouca e Trofense estão no comboio dos segundos classificados, com 9 pontos.

Na 1ª Liga, Marco Soares estava a fazer uma exibição esforçada quando teve de abandonar o terreno de jogo, por fratura da perónio. Edivânio voltou a merecer a confiança de Pedro Martins, tendo entrado aos 83 minutos para ajudar o Marítimo; Héldon, pela primeira vez convocado, não saiu do banco de suplentes, enquanto Sidnei teve de ficar de fora devido a lesão. Lito e Nilson deverão ser suplentes hoje no Vitória de Guimarães vs Portimonense.

Nas competições não-profissionais, é de destacar que na 2ª Divisão o Fafe de Bijou, o Sertanense de Alex, Adilson e Dani, o Operário de Kay, Josi, Evandro e Mezenga, o União da Madeira de Hernâni e o Tourizense de Nivaldo continuam a fazer uma boa época, estando nos lugares cimeiros das suas séries. Na 3ª divisão, destaque para Kuka, campeão nacional na época passada pelo Boavista da Praia, que fez o seu 1º golo com a camisola do Mirandela, clube que se encontra agora na liderança da série A.

Em Espanha, Fock voltou a não ser opção para João de Deus na vitória do Ceuta. Aliás, do contingente crioulo só Sandro Mendes alinhou.

Em França, Odair Fortes e Hélton dos Reis foram titulares, mas Stade de Reims e Grenoble não venceram, continuando a ocupar incómodas posições na tabela. O Reims perdeu por 1-0 com o Bologne, enquanto o Grenoble empatou a um golo com o Ajaccio. Ryan Mendes foi suplente utilizado no empate do Havre frente ao Le Mans e está a 2 pontos da zona de subida.

Nos Países Baixos, não houve duelo entre Toni Varela e Guy Ramos. O Dordrecht derrotou o RKC por 2-1, mas Guy ficou de fora devido a suspensão, sendo que Toni Varela não saiu do banco de suplentes; quem alinhou pelo Dordrecht foi Cecílio Lopes, também ele internacional cabo-verdiano. Na 1ª Divisão, Jerson Ribeiro ficou novamente de fora no Excelsior, que perdeu em casa frente ao Heerenveen, sendo que no Willem II, Marlon Pereira manteve a titularidade no empate frente ao Roda.

Más notícias vêm da Turquia, em que a página oficial do Bucaspor na internet anuncia que o goleador-mor DADY está suspenso indefinidamente pela direção do clube turco, alegadamente devido a conduta imprópria e comportamento inaceitável.

Sem comentários: