terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lista de Nomeados para Melhor Jogador Africano de 2010

A brilhante prestação do Gana no Mundial 2010 não foi esquecida pela Confederação Africana de Futebol (CAF) no momento de nomear os 10 atletas africanos que mais se destacaram durante o presente ano. Os "Black Stars" têm três representantes na lista, são eles Andre Ayew, Asamoah Gyan e Kevin-Prince Boateng.

Lista dos nomeados:

- Ahmed Assan (Egito e Al-Ahly): uma das figuras da CAN 2010, ganha pelos "Faraós", e estrela de uma das melhores equipas do nosso continente.

- Andre Ayew (Gana e Marselha): filho de uma lenda do futebol africano, de seu nome Abedi Pele, é a prova de que o talento para o futebol pode ser hereditário. Encantou o planeta durante o Mundial, e tem sido figura fundamental de uma equipa marselhesa em busca do título em França, sendo pretendido pelos tubarões do futebol mundial.

- Kevin-Prince Boateng (Gana e AC Milan): patrão do meio-campo ganês, nova aquisição de um clube histórico do futebol mundial, onde tem jogado ao lado de figuras como Ronaldinho Gaúcho, Inzaghi ou Ibrahimovic. Nasceu na Alemanha, mas é ganês de corpo e alma.

- Madjid Bougherra (Argélia e Glasgow Rangers): a Argélia marcou poucos golos, mas também pouco sofreu, muito por culpa de um central de alto gabarito de nome Bougherra. A sua nomeação premeia a solidez demonstrada pelos "Fennecs", mas também o bom desempenho do Rangers  na pretérita temporada, em que se sagrou campeão, e nesta temporada, onde vai dominando na Escócia e continua na luta na Liga dos Campeões.

- Didier Drogba (Côte d'Ivoire e Chelsea): quando o jovem Didier escolheu, em 2002, representar a Côte d'Ivoire ao invés de esperar por uma oportunidade na seleção gaulesa, certamente não adivinhava o quão importante seria no futuro do país oeste-africano. Um ídolo, um rosto, um fator de união num país há décadas dividido por rivalidades entre o norte e o sul, que já provocaram milhares de mortos. Se dentro de campo continua a mostrar-se um ponta-de-lança absolutamente extraordinário, destruindo defesas no Chelsea de Ancelotti, ao lado de Anelka e Malouda, é fora de campo que se distingue ainda mais dos comuns mortais.

- Samuel Eto'o (Camarões e Inter de Milão): a imagem de Eto'o a atuar praticamente como defesa direito na caminhada do Inter de Mourinho para o título europeu é marcante neste ano de 2010. Muito se fala de Maicon, Sneijder, Milito... mas sem o sacrifício de Eto'o em prol da equipa, os italianos não seriam campeões europeus. Além de ter ganho quase tudo no Inter, com exceção feita à Supertaça Europeia, mantém-se numa forma divinal em Itália. O único senão a uma vitória de Eto'o são os fracos desempenhos da Seleção Camaronesa, tanto na CAN como no Mundial.

- Mohamed "Gedo" Nagy (Egito e Al-Ahly): quando o Egito estava em apuros, lá aparecia... Gedo. Quando parecia que desta vez os "Faraós" não iriam vencer a CAN, lá aparecia... Gedo. Melhor marcador da CAN 2010, com a pequena curiosidade de ter começado todas as partidas no banco de suplentes. Marcou o golo da vitória na final frente ao Gana. Uma das certezas do futebol egípcio e africano.

- Asamoah Gyan (Gana e Sunderland): hoje já é tão conhecido quando Drogba, Essien ou Eto'o. Avançado de grande categoria, ficará na história pelo penalti falhado nos quartos-de-final, frente ao Uruguai, que partiu o coração a um continente inteiro. Terror das defesas adversárias, figura do Mundial, tenta agora brilhar na Liga Inglesa, talvez a melhor do mundo.

- Salomon Kalou (Côte d'Ivoire e Chelsea): vive na sombra de Drogba tanto no Chelsea como na seleção, mas é cada vez mais um nome importante, que raramente falha, sendo alternativa de luxo para Ancelotti.

- Seydou Keita (Mali e Barcelona): qualquer jogador que faça parte do núcleo duro de Pepe Guardiola arrisca-se a ser nomeado para seja o que for. Isto aplica-se a Keita, que apesar de tudo é mais do que um nome ao lado de Xavi, Iniesta, ou Messi, provando jogo após jogo que tem a sua quota-parte de responsabilidade no futebol praticado pelos catalães. O declínio da seleção maliana torna, contudo, bastante improvável uma eventual vitória.

A CAF nomeou, também, os 5 melhores atletas a atuar no Continente. Os egipcíos do Al-Ahly, Gedo e Hassan, foram naturalmente nomeados, assim como Alain Kaluyitukadioko, jogador congolês do TP Mazembe, clube que está prestes a tornar-se Bicampeão Africano e, finalmente, dois jogadores do Esperance de Tunis, finalista da corrente edição da Liga dos Campeões Africanos: Oussama Darragi, tunisino, e Michael Eneramo, nigeriano.


Quem seria a sua escolha para melhor jogador africano do ano? Já agora, qual foi, na sua opinião, o melhor jogador cabo-verdiano em 2010?

1 comentário:

Amílcar Tavares disse...

Gostei do Gedo pois o principal responsável pela vitória egípcia na CAN 2010 mas a minha escolha vai para o Gyan que fez um Mundial brilhante, que podia ser fantástico que tivesse acertado naquele maldito penalty.