segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Que equipa para o Zimbabwe?

A Seleção Nacional concentra-se esta tarde em Alcochete, Portugal, para preparar o embate com o Zimbabwe. A lesão de Rony deverá dar dores de cabeça a Lúcio Antunes, que terá de fazer, pelo 3º jogo consecutivo, alterações no nosso meio-campo. Espera-se que até domingo tudo corra pelo melhor e não haja mais lesões.

Na baliza não deve haver dúvidas, Fock tem estado a bom nível e dá segurança à defensiva crioula. Ontem o sanvicentino voltou a fazer várias defesas de alto grau de dificuldade no empate a 3 golos do Ceuta com o Sevilla "B", em partida contar para a 2ª Divisão B de Espanha

Na defesa, a boa notícia chama-se Fernando Varela, que parece ter assegurado a titularidade (merecida) no Trofense e caminha para mais uma boa época na 2ª Liga. Este jovem e talentoso central, autor do golo da vitória ante os malianos, tem tudo para chegar a um clube da 1ª Liga no futuro próximo. Nando faturou pelo Banik Ostrava no fim-de-semana, não sendo previsível que haja alterações na dupla de centrais titulares. Na ala esquerda, a "luta" será entre Stopira e Nilson, partindo o ex-Sporting da Praia em vantagem devido à sua experiência em jogos internacionais. Stopira continua a alinhar pelo Depor "B", enquanto Nilson vai alternando a situação de titular com a de suplente no Portimonense, sobretudo devido à chegada ao plantel do brasileiro Pedro Silva. Na direita, Vítor Moreno parte como previsível titular. O defesa cabo-verdiano não tem feito uma grande época em Espanha e é alvo da crítica de alguns adeptos do Ceuta, tendo ainda saído ontem lesionado na partida do Ceuta ante o Sevilha, devido a problemas musculares. Gegê, central crioulo que alinha no Trofense, não teve ainda direito a minutos de competição oficial nesta época, continuando à espera de uma oportunidade.

No meio-campo deverão estar as maiores dúvidas, devido à lesão de Rony. Babanco, Marco Soares e Dário foram os outros integrantes do meio-campo na partida anterior. Babanco foi pela 1ª vez titular no campeonato na vitória de ontem do Arouca frente ao Moreirense por 3-0, o que é bastante bastante positivo para o criativo cabo-verdiano. Marco Soares foi influente na vitória da União de Leiria e parece ter assegurado finalmente a titularidade. Dário, que é o único jogador convocado que joga em Cabo Verde, só deverá ter o primeiro minuto de competição oficial pelo seu clube no final deste mês, quando Sporting e Boavista se defrontarem para disputar a Supertaça. Presumindo que estes 3 jogadores mantêm a titularidade, a dúvida fica sobre quem irá substituir Rony: Toni Varela esteve lesionado e não compete há duas semanas, ele que foi a primeira opção lançada do banco no jogo com o Mali. Guy Ramos é titular indiscutível no Dordrecht, onde tem atuado como médio centro ou médio direito. Edson Cruz "Karr"é um dos que regressam à Seleção, mas não será de acreditar que salte logo para a titularidade, apesar de estar a jogar regularmente no Fátima. Nivaldo "Tax" e Ericson "Tibs" partem atrás nesta corrida, até por estarem numa divisão menos competitiva, mas são dois jovens que almejam a chegar às competições profissionais e têm qualidade para tal. Sidney, novidade de última hora e colega de equipa de Héldon, não me parece que entre nessas contas.

Começando a divagar um pouco, pode-se sempre pensar numa inovação que Lúcio apresentou na 2ª parte do encontro amigável contra o Senegal: Ryan Mendes como médio-ofensivo, nas costas da dupla de avançados. No referido jogo Ryan pôde mostrar um pouco do seu enorme talento e deu bastante trabalho aos senegaleses, criando várias jogadas de perigo, algo que Valter e Babanco não estavam a conseguir fazer. É de notar que esta variante tática foi utilizada quando estávamos em situação de desvantagem, não sendo talvez previsível se abordarmos a partida de uma forma mais cautelosa.

Para o ataque, tudo o que seja diferente de Dady e Lito na frente será surpresa, atendendo às opções dos jogos anteriores. O capitão Lito tem sido suplente utilizado no Portimonense, à excepção do jogo de ontem contra o Nacional, para o qual não foi convocado. Situação idêntica para Dady, que entrou aos 66 minutos no último jogo do Bucaspor, que resultou num empate a zero. À espreita estão Zé Luís, Héldon "Nhuck" e Ryan. Zé Luís, que já é apelidado de "Drogba de Barcelos" pelos adeptos gilistas e certa imprensa, continua a impressionar pela qualidade que possui, e não deixa de ser incompreensível que não seja titular no Gil Vicente nos jogos da Liga, apesar de ter apenas 19 anos. A qualidade não tem idade, devia saber o treinador Paulo Alves. Quando as coisas não correm bem o jovem foguense é sempre o 1º a sair do banco, e é um dos responsáveis pela liderança do clube minhoto, candidato declarado à subida de divisão. Héldon leva pontaria afinada no Marítimo "B", tendo dois golos marcados em três jogos e sendo o responsável pelo bom início de época da formação madeirense. "Nhuck" teve o seu ponto alto no futebol português há duas épocas, quando efetuou uma época extraordinária no Fátima e levou a equipa à 2ª Liga. Na época passada, devido a lesões, opção técnica e menor produtividade, jogou menos, o que deve ter estado na origem da sua saída para o Marítimo, onde uma boa prestação na equipa "B" pode significar a primeira oportunidade do talento salense no escalão máximo do futebol português, algo que certamente o futebolista almeja. Por último, Ryan. O miúdo que passou pelas escolinhas do Real Madrid é daqueles que não engana com a bola nos pés: tem "escola", tem "toque de bola", tem visão. Na última jornada o avançado crioulo foi titular no Havre Athletic Club pela primeira vez no campeonato. Não marcou mas esteve perto e voltou a demonstrar qualidade. E ainda tem apenas 20 anos... Em pouco tempo irá chegar a um clube da 1ª Liga francesa, devendo ser o primeiro internacional cabo-verdiano a conseguir tal feito, caso as lesões não o atrapalhem. E não, não acho que esteja a ser demasiado otimista.

Com um núcleo experiente (a média de idades da equipa que jogou frente ao Mali era de 28 anos), mas com um grupo jovem que irá chegar, em pouco tempo, a bons clubes de bons campeonatos europeus ( e aqui incluo o Zé Luís, o Ryan, o Fernando Varela, o Stopira e o Héldon, sem me esquecer do talentoso Valter, infelizmente lesionado), a seleção prepara-se para a 2ª de seis finais. Uma vitória significa um passo gigantesco rumo ao Gabão e à Guiné-Equatorial, um empate significa a manutenção da liderança do grupo e uma derrota não compromete as aspirações.

Qual seria o seu "onze" inicial frente ao Zimbabwe? Hei-de colocar aqui as minhas opções no sábado, véspera do jogo. Até lá vou tentar descobrir se a Televisão Pública do Zimbabwe tem emissão online...

Rumos ao CAN 2012!

2 comentários:

babass disse...

hahahaa "vou tentar descobrir se a Televisão Pública do Zimbabwe tem emissão online..." hahahahahaa, acho boa a ideia. C.V nao tem emisoras para cobrir o desporto Caboverdiano. so a seleçao "nacional" portuguesa.hahahaha
bom trabalho eder.

babass disse...

hahahaa "vou tentar descobrir se a Televisão Pública do Zimbabwe tem emissão online..." hahahahahaa, acho boa a ideia. C.V nao tem emisoras para cobrir o desporto Caboverdiano. so a seleçao "nacional" portuguesa.hahahaha
bom trabalho eder.