sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O estranho caso de Zé Luís

Não ando com tempo suficiente para atualizar o blog o número de vezes que gostaria (obrigações académicas têm de ter prioridade...), mas não podia deixar para amanhã o presente comentário.

Como puderam ler na imprensa, em jornais como o Nha Terra, exemplo a seguir na cobertura do desporto cabo-verdiano, o promissor avançado Zé Luís lesionou-se terça-feira num treino da nossa Seleção, conforme comunicado da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Além disso, em entrevista ao portal "Sapo - Cabo Verde", o selecionador nacional, Lúcio Antunes, considerou que a grave lesão de Zé Luís foi o principal percalço na preparação do jogo frente ao Zimbabwe.

Ora, até aqui nada de novo.

Qual é o meu espanto quando leio hoje, em toda a imprensa desportiva portuguesa, que o Gil Vicente disputou ontem, quinta-feira, um amigável com o Tirsense, e venceu. Ah, esqueci-me de acrescentar que um dos golos foi apontado por... ZÉ LUÍS.

Expliquem-me, como se tivesse 4 anos, como é possível um jogador recuperar em 2 dias de uma lesão com recuperação prevista para 4 semanas?


Se se tratasse de qualquer outro jogador, se calhar iria pensar que se tratou de um puro engano. O problema é que Zé Luís já ficou marcado por não comparecer ao amigável frente ao Senegal, acredita-se que devido a pressões do Gil Vicente. O problema é que, no início deste mês, a imprensa portuguesa falou no interesse do Vitória de Guimarães na jóia crioula de apenas 19 anos. Sim, o maldito Vitória de Guimarães que terá pressionado Ricardo a abandonar a Seleção Nacional. O problema é que o Gil Vicente sabe que pode fazer um dinheirão com a venda do Zé Luís, principalmente depois do "negócio Bebé", e os dirigentes desse clube minúsculo vêm as suas idas à seleção de Cabo Verde como um empecilho, graças à mentalidade colonialista de pessoas ignorantes.

Se calhar tudo não passa de um engano, os jornais portugueses escreveram "Zé Luís" em vez de "Ramazotti" (outro avançado do Gil Vicente, mas brasileiro). Se calhar o Gil Vicente está tão desesperado por vender a bom preço o prodígio da ilha do Fogo que vai fingir que ele não está lesionado e utilizá-lo em qualquer insignificante jogo amigável.

Não sei nem posso saber a verdade do caso, infelizmente. Sei é que a perspectiva de "perder" Zé Luís, como perdermos o Ricardo, provoca-me pesadelos.

Espero que o Zé Luís consiga transferir-se para um grande clube o mais depressa possível, ou seja, já em Janeiro (e assim nos livramos do Gil Vicente). Espero, também, que se transfira para qualquer clube médio ou grande dos diversos campeonatos europeus, exceto um certo clube chamado Vitória Sport Clube, vulgo Vitória de Guimarães, se foram eles os responsáveis pela renúncia de Ricardo.

5 comentários:

Marcos Fonseca (Xuster) disse...

Prezado Eder segue na integra o Comunicado da FCF dirigido a Imprensa relacionado ao Caso Zé Luís.


Caros Amigos;


Na continuidade das informações fornecidas sobre a actividade da Selecção de Cabo Verde informamos o seguinte;

O atleta ZÉ LUÍS lesionou-se no treino da manhã do dia 5 de Outubro.

A lesão ocorreu num momento em que estando sózinho fazendo remates, teve a infelicidade de bater mais no chão do que na bola o que provocou uma fractura do quinto metatarso do pé esquerdo.

O atleta foi assistido pela equipa médica tendo sido submetido a exame radiológico que confirmou a lesão e foi imobilizado, pelo que irá regressar ao seu clube (Gil Vicente) que já foi informado.

Melhores cumprimentos,

--
EDUARDO ALMEIDA
Director

Anónimo disse...

Caro marcos :

O Gil Vicente, líder da Liga Orangina, venceu o Tirsense, da II divisão (Zona Norte), por 3-0, num encontro particular realizado no Estádio Adelino Ribeiro Novo, em Barcelos.

Zé Luís, Carlitos e Rodrigo Galo foram os autores dos golos da formação de Barcelos, que ao intervalo já vencia por 2-0.

O treinador dos gilistas, Paulo Alves, rodou todos os jogadores disponíveis, na preparação para o encontro com o Vitória de Setúbal, da terceira eliminatória da Taça de Portugal, que se realiza em Barcelos, a 16 de outubro.

in record.pt

jandir soares

Marcos Fonseca (Xuster) disse...

Prezado Jandir
Li a notícia, do amigávem do Gil Vicente que está reproduzida em quase todos os veículos desportivos de Portugal.
Mandei o comunicado para mostrar que Nha Terra Online não inventou a notícia da lesão, apenas fez fé nos responsáveis da FCF.
Esse caso é estranho e pode configurar uma crime de mais alta traição a Pátria caso for confirmado que este Zé Luís enganou a todos os caboverdianos.

Rhimas Modese disse...

Marcos, sei bem que o Nha Terra não inventou a lesão, mencionei o jornal porque sei o trabalho sério que fazes e queria exemplificar, para que pessoas mais distraídas não pensassem que eu estava a inventar.

Aliás, por isso também falei na entrevista do Lúcio ao portal Sapo, onde ele também refere a "grave" lesão do Zé Luís.

Penso que estamos todos a ser enganados e não consigo perceber: a equipa médica da Federação ter-se-à enganado ou quê?!? Isto é demasiado estranho.

Abraços ao Marcos e ao Jandir, obrigado pelos comentários.

Rhimas Modese disse...

O "A Semana" também colocou ontem uma notícia sobre a lesão (mais vale tarde do que nunca deve ser o lema de quem trata do desporto nesse jornal).

Mas como sou bastante crítico da forma como não valorizam o desporto nacional no "A Semana" (embora estejam a melhorar, as críticas estão a ter efeito), optei por nem mencioná-los no texto, até porque o Nha Terra foi o primeiro jornal a divulgar a lesão.