sábado, 23 de outubro de 2010

ODAIR FORTES enche o campo em vitória do Reims

O extremo cabo-verdiano Odair Fortes, um dos 3 atletas crioulos que militam na 2ª Liga Francesa, fez ontem uma magnífica exibição na vitória do Stade de Reims por 4-1 frente ao Grenoble, onde atua o também cabo-verdiano Héldon dos Reis, que fez uma exibição discreta, tendo sido substituído ao intervalo.

Odair fez a assistência para um dos golos, após excelente iniciativa individual em que "partiu os rins" a dois defesas adversários, tendo semeado o pânico e criado inúmeras oportunidades durante os 90 minutos.

A vitória é uma lufada de ar fresco para o Reims, que luta pela manutenção, enquanto o Grenoble continua no último lugar da Ligue 2.

Na segunda-feira o Havre de Ryan Mendes irá entrar em ação.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São Vicente na linha da frente, a grande distância, entre outras histórias.

Finalmente já rola a bola em Cabo Verde.... ou melhor, apenas em São Vicente.

A mostrar a sua organização habitual, a Associação Regional de Futebol de São Vicente não caiu no laxismo das outras associações e já neste fim-de-semana iniciou-se a disputa do Torneio de Abertura, com destaque para a vitória do FC Derby sobre o Batuque. No fim-de-semana passado o Batuque já havia conquistado a Supertaça diante do Amarante.

No resto do país, é mais conversa do que ação.

Em Santiago Sul, onde moram os últimos 5 títulos de campeão nacional, o confronto Boavista vs Sporting irá marcar o início das hostilidades, na disputa da Supertaça. O novo presidente da ARFSS parece ter ideias, muitas ideias, e espera-se que as carências da região desportiva mais vitoriosa do país sejam ultrapassadas. Situações como a não realização do Campeonato de sub-17, que resultou na inconcebível ausência de um clube de Santiago Sul no Campeonato Nacional realizado na ilha do Fogo, não são toleráveis e deviam fazer corar de vergonha qualquer praiense amante do futebol.

Só é de lamentar a pretensão de incluir o campeonato de veteranos na lista de competições a organizar pela ARFSS. Bem que podia ser apenas uma piada de mau gosto, mas parece que é verdade! Já foi suficientemente anedótico e revoltante ver o jornal "A Semana" a dar maior cobertura ao Campeonato de Veteranos da Praia, do que deu em toda a época aos Campeonatos Regionais de Futebol de São Nicolau, da ilha Brava, do Maio ou de Santo Antão Norte. O centralismo é um mal que deve ser combatido por todos, independentemente da ilha de origem, penso eu, e não sou suspeito para falar porque até sou praiense...

Organizar o campeonato regional sénior feminino, sub-17 e, se possível, sub-15 masculinos, deviam ser os objetivos, além de tentar levar mais público ao Estádio da Várzea. Fazer campanhas que tirem as pessoas do sofá e façam regressar à Várzea a moldura humana do passado não muito distante. Com tantas deficiências que temos a nível de formação e de futebol feminino, desperdiçar verbas com veteranos é um luxo de país rico... que não somos. Tudo a favor de competição para os mais velhos, desde que com dinheiro angariado pelos mesmos, jamais com financiamento do Governo, da FCF ou da ARFSS. Daqui a 20 anos, se houver petróleo e dinheiro para fazer uma competição do género até a nível nacional, que vão em frente. Mas hoje ainda temos de ter um pouco de bom senso... é preciso haver prioridades.

Más notícias vêm de Santo Antão Sul. Permanece a incerteza sobre o número de clubes que irão disputar o Regional. A Fiorentina, que vinha sendo um dos clubes com maior qualidade daquela região desportiva, acaba de confirmar a extinção do futebol sénior federado, e outros clubes também têm sérios problemas financeiros.

Em Santiago Norte, os mesmos problemas financeiros, se bem que talvez seja a pior região desportiva do país em termos organizativos. Recordo que a Taça de Santiago Norte acabou por ser disputada à pressa na época passada, também não realizaram o campeonato de sub-17 e não são raros os casos de clubes que desistem, ou as faltas de comparência. Um pouco mais de seriedade por parte de todos os envolvidos, dos dirigentes aos jogadores, não faria mal nenhum, se Santiago Norte pretende ter um clube capaz de lutar pelo título nacional...

Nesta altura parece que só há dinheiro para os dois partidos que fazem de Cabo Verde uma entidade bicéfala. Tenho a certeza que se PAICV e MpD poupassem 10% do que irão gastar nos chaveiros inúteis e de má qualidade, nos bonés que ninguém irá usar, nas mini-mochilas pacóvias e nos balões que apenas poluem o ambiente, muitos dos problemas financeiros desapareceriam num passe de mágica!

Mas cada um tem os políticos que merece.

Só espero que haja dinheiro para permitir à Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) levar as seleções nacionais de Cabo Verde à fase de apuramento para a CAN 2011. A FCA tem mostrado trabalho e o andebol nacional tem margem para crescer.

Despedindo-me de forma irónica, e que tal vendermos uns chaveiros e uns balões verdes e amarelos para ajudarmos a FCA?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Afinal, "o estranho caso Zé Luís" devia chamar-se "confusão geral nos media portugueses"

Mistério resolvido: não foi Zé Luís quem apareceu a jogar pelo Gil Vicente, mas sim outro jogador qualquer. Ufa!

Segundo a FCF, Zé Luís só partiu na quinta-feira de Lisboa para o Porto, de comboio, onde depois se iria dirigir a Barcelos, portanto nem sequer estava ao lado dos companheiros enquanto estes defrontavam o Tirsense no mesmo dia.

Não há caso nenhum, todos podem ficar quase descansados. O "quase" é porque só em Novembro Zé Luís deverá regressar à competição, caso se confirmem as quatro semanas de recuperação da lesão contraída há uma semana.

(Longo suspiro, menos uma teoria da conspiração na lista)

domingo, 10 de outubro de 2010

E o sonho continua, vitória (ok, empate) sobre a arrogância.

Ler a frustração que vai pela imprensa zimbabuena dá muito gozo... O mesmo jornalista que escreveu "os Tubarões Azuis chegaram a Harare com o rabo entre as pernas" ou que "deixaram os dentes em casa", agora mostra toda a sua raiva num lindo artigo em que considera que Cabo Verde foi taticamente superior (leia aqui o artigo).

O jornalista Simba Rushwaya, demonstrando muita azia, questiona agora se a seleção do país de Mugabe merece o apelido de "Guerreiros" e qualifica a exibição de vergonhosa.

É no que dá o excesso de confiança, geralmente. Também relembro que um avançado zimbabueno tinha dito que iria "destruir Cabo Verde". Pois bem, penso que Nando e Fock é que destruiram todas as oportunidades dos "locais".

O ranking da FIFA é muito contestado, mas se calhar não é por acaso que estamos 40 posições à frente de vocês, caro Simba Rushwaya.

Só foi pena o  falhanço do capitão Lito aos 83 minutos... se tivesse entrado, só uma catástrofe nos iria tirar do CAN 2012.

No final dos 90 minutos o domínio do Zimbabwe na posse de bola foi esmagador, diz o treinador deles que tiveram quase 75% (?!?) do tempo a redondinha em seu poder. Tal como em partidas anteriores Cabo Verde terá oferecido a iniciativa do jogo ao adversário, mas mostrou estar o bom nível no 1º tempo, só recuando perante a pressão dos "Warriors" na 2ª parte.

Surpresa do dia: Sidney, a primeira aposta de Lúcio a partir do banco, para render o desgastado Dário. O médio de 24 anos do Marítimo tem feito um percurso deveras curioso e estaria na mente de poucas pessoas que chegasse nesta altura à seleção. Estreou-se há duas épocas na 1ª Liga Portuguesa pelo Marítimo, mas não efetuou mais do que partida, tendo feito o restante da época na equipa "B". Na época passada foi emprestado ao Beira-Mar, onde nunca esteve nas primeiras opções de Leonardo Jardim: Sidney participou em apenas 6 jogos da 2ª Liga e em 2 da Taça da Liga. Regressou nesta temporada ao Marítimo, onde foi titular nas primeiras jornadas da 2ª Divisão, alinhando pela equipa "B", à semelhança dos cabo-verdianos Héldon "Nhuck" e Edivânio "Edipão" Reis.

Toni Varela ocupou a vaga deixada pelo lesionado Rony Souto, num "onze" de resto semelhante ao que derrotou o Mali. Gui Ramos veio a substituir o compatriota que alinha na mesma divisão holandesa, enquanto o prodígio Ryan rendeu o goleador-mor Dady, já há algum tempo afastado do golo.

Pior da partida, fora das quatro linhas: a transmissão online da RCV. É de prever que os cabo-verdianos queiram acompanhar a sua seleção, portanto garantir que todos conseguem aceder o relato não é um favor que nos fazem, mas sim uma obrigação. Só por isso é que não fiz aqui a acompanhamento da partida durante os 90 minutos, como sucedeu na partida com o Mali.

Melhores da partida, fora das quatro linhas: os "facebookianos" cabo-verdianos. Quando alertados que muitos não conseguiam aceder ao relato online, os sortudos que tinham acesso às palavras mágicas de Moisés Évora não hesitaram e partilharam toda a informação que vinha do Zimbabwe na página não-oficial da Seleção Nacional de Cabo Verde no facebook, espaço (que criei e tento gerir) que há meio ano tem servido de ponto de encontro para os fãs dos Tubarões Azuis na maior das redes sociais, principalmente por alturas dos jogos. Sofreram em conjunto dezenas de crioulos espalhados pelo mundo, comunicando graças a um teclado, e impedindo que vários compatriotas ficassem na ignorância durante aqueles 90 minutos de sofrimento. Os facebookianos Eliseu Cabral, Vasco Vera-Cruz, Bruno Moura, e muitos outros cabo-verdianos prestaram um verdadeiro serviço público. Obrigado a todos.

Zimbabwe 0 vs CABO VERDE 0

A Seleção Nacional conseguiu um positivo empate no Zimbabwe, numa tarde em que muitos dos adeptos dos Tubarões Azuis não conseguiram sequer ouvir o relato da partida.

Cabo Verde alinhou com: Fock; Vítor Moreno, Fernando Varela, Nando, Stopira; Dário (Sidney), Marco Soares, Toni Varela (Gui Ramos), Babanco; Lito e Dady (Ryan).

Classificação do grupo:

1º Cabo Verde - 4 pontos
2º Mali             - 3 pontos
3º Zimbabwe    - 2 pontos
4º Libéria          - 1 ponto

Próxima jornada, a realizar a 26 de Março de 2011:

CABO VERDE vs Libéria
Mali vs Zimbabwe

System Failure

A 10 minutos do início do jogo, muitos cabo-verdianos não estão a conseguir aceder à emissão online da RCV, eu incluído.

E que tal um pouco de respeito por aqueles que sofrem pela Seleção?

sábado, 9 de outubro de 2010

CAN 2012: Mali 2, Libéria 1

Em encontro disputado esta tarde em Bamako, as "Águias" do Mali derrotaram a seleção da "Estrela Solitária" da Libéria por duas bolas a uma.

O Mali inaugurou o marcador aos 5 minutos da primeira parte, graças a Abdou Traoré. A libéria empatou aos 43 minutos da 1ª parte, marcou Theo Weeks.

O golo da vitória maliana surgiu logo aos 3 minutos da 2ª parte, auto-golo de Ben Teekloh.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O estranho caso de Zé Luís

Não ando com tempo suficiente para atualizar o blog o número de vezes que gostaria (obrigações académicas têm de ter prioridade...), mas não podia deixar para amanhã o presente comentário.

Como puderam ler na imprensa, em jornais como o Nha Terra, exemplo a seguir na cobertura do desporto cabo-verdiano, o promissor avançado Zé Luís lesionou-se terça-feira num treino da nossa Seleção, conforme comunicado da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Além disso, em entrevista ao portal "Sapo - Cabo Verde", o selecionador nacional, Lúcio Antunes, considerou que a grave lesão de Zé Luís foi o principal percalço na preparação do jogo frente ao Zimbabwe.

Ora, até aqui nada de novo.

Qual é o meu espanto quando leio hoje, em toda a imprensa desportiva portuguesa, que o Gil Vicente disputou ontem, quinta-feira, um amigável com o Tirsense, e venceu. Ah, esqueci-me de acrescentar que um dos golos foi apontado por... ZÉ LUÍS.

Expliquem-me, como se tivesse 4 anos, como é possível um jogador recuperar em 2 dias de uma lesão com recuperação prevista para 4 semanas?


Se se tratasse de qualquer outro jogador, se calhar iria pensar que se tratou de um puro engano. O problema é que Zé Luís já ficou marcado por não comparecer ao amigável frente ao Senegal, acredita-se que devido a pressões do Gil Vicente. O problema é que, no início deste mês, a imprensa portuguesa falou no interesse do Vitória de Guimarães na jóia crioula de apenas 19 anos. Sim, o maldito Vitória de Guimarães que terá pressionado Ricardo a abandonar a Seleção Nacional. O problema é que o Gil Vicente sabe que pode fazer um dinheirão com a venda do Zé Luís, principalmente depois do "negócio Bebé", e os dirigentes desse clube minúsculo vêm as suas idas à seleção de Cabo Verde como um empecilho, graças à mentalidade colonialista de pessoas ignorantes.

Se calhar tudo não passa de um engano, os jornais portugueses escreveram "Zé Luís" em vez de "Ramazotti" (outro avançado do Gil Vicente, mas brasileiro). Se calhar o Gil Vicente está tão desesperado por vender a bom preço o prodígio da ilha do Fogo que vai fingir que ele não está lesionado e utilizá-lo em qualquer insignificante jogo amigável.

Não sei nem posso saber a verdade do caso, infelizmente. Sei é que a perspectiva de "perder" Zé Luís, como perdermos o Ricardo, provoca-me pesadelos.

Espero que o Zé Luís consiga transferir-se para um grande clube o mais depressa possível, ou seja, já em Janeiro (e assim nos livramos do Gil Vicente). Espero, também, que se transfira para qualquer clube médio ou grande dos diversos campeonatos europeus, exceto um certo clube chamado Vitória Sport Clube, vulgo Vitória de Guimarães, se foram eles os responsáveis pela renúncia de Ricardo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Que equipa para o Zimbabwe?

A Seleção Nacional concentra-se esta tarde em Alcochete, Portugal, para preparar o embate com o Zimbabwe. A lesão de Rony deverá dar dores de cabeça a Lúcio Antunes, que terá de fazer, pelo 3º jogo consecutivo, alterações no nosso meio-campo. Espera-se que até domingo tudo corra pelo melhor e não haja mais lesões.

Na baliza não deve haver dúvidas, Fock tem estado a bom nível e dá segurança à defensiva crioula. Ontem o sanvicentino voltou a fazer várias defesas de alto grau de dificuldade no empate a 3 golos do Ceuta com o Sevilla "B", em partida contar para a 2ª Divisão B de Espanha

Na defesa, a boa notícia chama-se Fernando Varela, que parece ter assegurado a titularidade (merecida) no Trofense e caminha para mais uma boa época na 2ª Liga. Este jovem e talentoso central, autor do golo da vitória ante os malianos, tem tudo para chegar a um clube da 1ª Liga no futuro próximo. Nando faturou pelo Banik Ostrava no fim-de-semana, não sendo previsível que haja alterações na dupla de centrais titulares. Na ala esquerda, a "luta" será entre Stopira e Nilson, partindo o ex-Sporting da Praia em vantagem devido à sua experiência em jogos internacionais. Stopira continua a alinhar pelo Depor "B", enquanto Nilson vai alternando a situação de titular com a de suplente no Portimonense, sobretudo devido à chegada ao plantel do brasileiro Pedro Silva. Na direita, Vítor Moreno parte como previsível titular. O defesa cabo-verdiano não tem feito uma grande época em Espanha e é alvo da crítica de alguns adeptos do Ceuta, tendo ainda saído ontem lesionado na partida do Ceuta ante o Sevilha, devido a problemas musculares. Gegê, central crioulo que alinha no Trofense, não teve ainda direito a minutos de competição oficial nesta época, continuando à espera de uma oportunidade.

No meio-campo deverão estar as maiores dúvidas, devido à lesão de Rony. Babanco, Marco Soares e Dário foram os outros integrantes do meio-campo na partida anterior. Babanco foi pela 1ª vez titular no campeonato na vitória de ontem do Arouca frente ao Moreirense por 3-0, o que é bastante bastante positivo para o criativo cabo-verdiano. Marco Soares foi influente na vitória da União de Leiria e parece ter assegurado finalmente a titularidade. Dário, que é o único jogador convocado que joga em Cabo Verde, só deverá ter o primeiro minuto de competição oficial pelo seu clube no final deste mês, quando Sporting e Boavista se defrontarem para disputar a Supertaça. Presumindo que estes 3 jogadores mantêm a titularidade, a dúvida fica sobre quem irá substituir Rony: Toni Varela esteve lesionado e não compete há duas semanas, ele que foi a primeira opção lançada do banco no jogo com o Mali. Guy Ramos é titular indiscutível no Dordrecht, onde tem atuado como médio centro ou médio direito. Edson Cruz "Karr"é um dos que regressam à Seleção, mas não será de acreditar que salte logo para a titularidade, apesar de estar a jogar regularmente no Fátima. Nivaldo "Tax" e Ericson "Tibs" partem atrás nesta corrida, até por estarem numa divisão menos competitiva, mas são dois jovens que almejam a chegar às competições profissionais e têm qualidade para tal. Sidney, novidade de última hora e colega de equipa de Héldon, não me parece que entre nessas contas.

Começando a divagar um pouco, pode-se sempre pensar numa inovação que Lúcio apresentou na 2ª parte do encontro amigável contra o Senegal: Ryan Mendes como médio-ofensivo, nas costas da dupla de avançados. No referido jogo Ryan pôde mostrar um pouco do seu enorme talento e deu bastante trabalho aos senegaleses, criando várias jogadas de perigo, algo que Valter e Babanco não estavam a conseguir fazer. É de notar que esta variante tática foi utilizada quando estávamos em situação de desvantagem, não sendo talvez previsível se abordarmos a partida de uma forma mais cautelosa.

Para o ataque, tudo o que seja diferente de Dady e Lito na frente será surpresa, atendendo às opções dos jogos anteriores. O capitão Lito tem sido suplente utilizado no Portimonense, à excepção do jogo de ontem contra o Nacional, para o qual não foi convocado. Situação idêntica para Dady, que entrou aos 66 minutos no último jogo do Bucaspor, que resultou num empate a zero. À espreita estão Zé Luís, Héldon "Nhuck" e Ryan. Zé Luís, que já é apelidado de "Drogba de Barcelos" pelos adeptos gilistas e certa imprensa, continua a impressionar pela qualidade que possui, e não deixa de ser incompreensível que não seja titular no Gil Vicente nos jogos da Liga, apesar de ter apenas 19 anos. A qualidade não tem idade, devia saber o treinador Paulo Alves. Quando as coisas não correm bem o jovem foguense é sempre o 1º a sair do banco, e é um dos responsáveis pela liderança do clube minhoto, candidato declarado à subida de divisão. Héldon leva pontaria afinada no Marítimo "B", tendo dois golos marcados em três jogos e sendo o responsável pelo bom início de época da formação madeirense. "Nhuck" teve o seu ponto alto no futebol português há duas épocas, quando efetuou uma época extraordinária no Fátima e levou a equipa à 2ª Liga. Na época passada, devido a lesões, opção técnica e menor produtividade, jogou menos, o que deve ter estado na origem da sua saída para o Marítimo, onde uma boa prestação na equipa "B" pode significar a primeira oportunidade do talento salense no escalão máximo do futebol português, algo que certamente o futebolista almeja. Por último, Ryan. O miúdo que passou pelas escolinhas do Real Madrid é daqueles que não engana com a bola nos pés: tem "escola", tem "toque de bola", tem visão. Na última jornada o avançado crioulo foi titular no Havre Athletic Club pela primeira vez no campeonato. Não marcou mas esteve perto e voltou a demonstrar qualidade. E ainda tem apenas 20 anos... Em pouco tempo irá chegar a um clube da 1ª Liga francesa, devendo ser o primeiro internacional cabo-verdiano a conseguir tal feito, caso as lesões não o atrapalhem. E não, não acho que esteja a ser demasiado otimista.

Com um núcleo experiente (a média de idades da equipa que jogou frente ao Mali era de 28 anos), mas com um grupo jovem que irá chegar, em pouco tempo, a bons clubes de bons campeonatos europeus ( e aqui incluo o Zé Luís, o Ryan, o Fernando Varela, o Stopira e o Héldon, sem me esquecer do talentoso Valter, infelizmente lesionado), a seleção prepara-se para a 2ª de seis finais. Uma vitória significa um passo gigantesco rumo ao Gabão e à Guiné-Equatorial, um empate significa a manutenção da liderança do grupo e uma derrota não compromete as aspirações.

Qual seria o seu "onze" inicial frente ao Zimbabwe? Hei-de colocar aqui as minhas opções no sábado, véspera do jogo. Até lá vou tentar descobrir se a Televisão Pública do Zimbabwe tem emissão online...

Rumos ao CAN 2012!

Tubarões Azuis: RONY é baixa por lesão

O médio internacional cabo-verdiano Rony, que joga no CS Fola Esch, clube da 1ª Divisão do Luxemburgo, é baixa confirmada por lesão.

Para o seu lugar foi convocado o médio Sidney, que após uma temporada de pouca utilização no Beira-Mar, tem alinhado no Marítimo "B", ao lado dos compatriotas Héldon e Edipão.

sábado, 2 de outubro de 2010

MARCO SOARES titular na vitória da União de Leiria; noite de pesadelo para GUY RAMOS

O médio internacional cabo-verdiano Marco Soares jogou durante os 90 minutos e foi fundamental na vitória da União de Leiria frente à Académica, que permitiu à formação leiriense somar 11 pontos e atingir a 2ª posição, provisória, na 1ª Liga.

Na Holanda, destaque para outro Tubarão Azul, Guy Ramos, mas pelos piores motivos: o seu FC Dordrecht foi triturado pelos Go Ahead Eagles. 8-0, resultado final. Toni Varela foi suplente não-utilizado na vitória do RKC por 3-1.

Em França, destaque total para a jovem promessa RYAN MENDES. O Tubarão Azul foi pela 1ª vez titular no campeonato, tendo feito uma boa exibição e, por diversas vezes, esteve perto do golo. Empate do Havre frente ao Bologne a um golo.