sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Análise à convocatória da Selecção Nacional de Futebol para o confronto com o Zimbabwe

Antes de mais, devo dizer que a notícia da renúncia do Ricardo só pode deixar qualquer apoiante dos Tubarões Azuis bastante triste. É (era) o nosso melhor central e seria fundamental no objetivo CAN 2012... houve pressões do Vitória de Guimarães? Não sei. Sei é que se fosse para integrar a seleção portuguesa, a seleção brasileira ou a angolana os clubes europeus nunca colocariam entraves. Como se trata de Cabo Verde, uma seleção sem pergaminhos no futebol, um país que a maioria não sabe localizar num mapa, vale toda e qualquer falta de respeito.

O pior é ouvir adeptos cabo-verdianos a tratar o assunto como algo normal, porque o Vitória é que lhe paga os salários. Tenho sérias dúvidas que esses cabo-verdianos já tenham percebido o que significa representar uma Seleção, é o tal amor pelos Tubarões Azuis que ainda é quase inexistente. Alguém imagina um clube europeu a impedir que os seus jogadores integrem seleções europeias e sul-americanas? Reclamam com a FIFA, mas na prática nada podem fazer, e ainda bem. Como acredito que o respeito deve ser universal, "exijo" que haja consideração pelo meu país e pelas suas seleções. É mais do que óbvio que se o Ricardo fosse internacional sul-africano, angolano ou egípcio não haveria problema nenhum, e só dou exemplos do nosso continente. E quem não percebe isso devia rever os seus conceitos de patriotismo e geopolítica.

Avancemos...

A minha palavra para qualificar a convocatória de Lúcio Antunes e restante equipa técnica: patética. Penso que convocar quatro defesas de raiz é de uma irresponsabilidade tremenda. Sim, porque somente Stopira, Nando, Varela e Vítor Moreno são defesas. Toni Varela faz bem a posição de central, mas não deixa de ser um médio defensivo, sendo que Guy Ramos também é polivalente, mas já não tem a rotina de atuar como defesa central. Não há mais defesas em Cabo Verde?  Em caso de indisponibilidade do Stopira na véspera do jogo, quem joga na lateral esquerda? Nando, que já não tem a velocidade para desempenhar a função, e joga como central no Banik Ostrava? E no outro lado, qual a alternativa a Vítor Moreno? Adapta-se o Ernesto, que tal?

19 jogadores, incluindo Valdo. Se o jogador espanhol comparecer, prometo colocar aqui no blog um post a glorificar o Valdo, e assim que puder compro uma camisola do Levante com o nome do jogador na camisola. O post terá o título "Glória a Valdo nas alturas". E o prometido será devido...

19 jogadores, e tendo em conta que Fufuco terá dificuldades na ligação aérea Emirados Árabes Unidos - Cabo Verde. É melhor a FCF levar na comitiva, de prevenção, alguns jogadores não convocados que residam na Praia, como fizeram para o jogo com o Mali (o não convocado Tigana acabou por ficar no banco de suplentes), não vá o diabo tecê-las e Cabo Verde chegue a Harare com apenas 14 jogadores disponíveis, a la "Operação Desastre na Tanzânia", de 2008.

19 jogadores, com dois guarda-redes em vez de três. Se na manhã da partida algum dos guarda-redes ficar impossibilitado de jogar, ficamos sem opção para o banco de suplentes e a rezar para que o titular não se lesione ou seja expulso, ou ainda teremos de mandar o capitão Lito para a baliza. E continuamos a viver no perigo, viva!

Há aspetos positivos, como o regresso de Ryan Mendes. O problema é que o jovem atleta vem de uma lesão e não tem atuado. Aliás, a maioria dos 19 convocados tem competido pouco. Héldon só se estreou no passado fim-de-semana pelo Marítimo "B", na 2ª Divisão, Dady tem meia dúzia de minutos jogados na Turquia, por exemplo.

Se eu mandasse alguma coisa, assim seria a convocatória alargada a 23 jogadores, dois por posição e um guarda-redes extra (não vou incluir jogadores que nunca tenham representado os Tubarões Azuis, por ser sempre difícil saber qual a disponibilidade dos mesmos):

Guarda-redes: Fock (Ceuta), Vozinha (Batuque), Jailson "Cadabra" Moreira (RC Hamm Benfica, Luxemburgo)

Defesas: Nando (Banik Ostrava), Pina (Fátima), Fernando Varela (Trofense), Toni Varela (RKC), Stopira (Deportivo), Nilson (Portimonense), Vítor Moreno (Ceuta), Devon (Santa Maria)

Médios: Marco Soares (União de Leiria), Babanco (Arouca), Guy Ramos (FC Dordrecht), Edson (Fátima), Jerson Ribeiro (Excelsior), Platini (Santa Clara), Dário (Sporting da Praia), Valdo [se, de fato, ele pretende jogar pela Seleção] (Levante).

Avançados: Lito (Portimonense), Zé Luís (Gil Vicente), Dady (Bucaspor), Ryan (Havre AC)

Mas, como é óbvio, não passo de um "selecionador de bancada".

2 comentários:

Maria José Freire disse...

Eu ainda na defesa colocarei o Janício com lateral direito. Gostei da sua análise "seleccionador de Bancada".

Rhimas Modese disse...

Cara Maria José, soube que o Janício não está na nossa seleção porque ele não quer. É pena, porque é um excelente jogador. Mas vamos à luta com os que querem vir.