quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CAN 2012: Muito cuidado com a Libéria...

Na altura do sorteio, em Fevereiro, a Libéria seria tida à partida como a seleção mais fraca do grupo. A bem da verdade, o país da super-estrela do futebol mundial, de seu nome George Weah, não tem conseguido resultados de relevo desde a sua participação na CAN 2002, tendo sido relegada para posições desprestigiantes no ranking da FIFA.

Mas isso faz parte do passado.

Para a campanha que se inicia neste fim-de-semana, a Federação Liberiana de Futebol fez um extraordinário esforço financeiro e de prospeção de jogadores, reunindo um lote de atletas que poderá causar problemas a qualquer um dos 3 adversários do grupo, incluindo os nossos Tubarões Azuis. O selecionador húngaro que contrataram é bastante experiente e tem um contrato milionário, que inclui bónus significativos por cada vitória ou empate alcançados. Se conseguir levar a Libéria à CAN, Bertalan Bicskey irá receber 50 mil dólares. E sabe qual o bónus por levar a Libéria ao Mundial 2014? 150 mil dólares, "apenas".

Bicskey tem trabalhado com mais de 20 atletas (tal como o Zimbabwe ou o Mali), o que garante que os escolhidos para atuar no domingo serão mesmo os que estiverem nas melhores condições, pois a concorrência é elevada.

Outro mérito da Federação Liberiana é que graças a muito (e bom) trabalho de bastidores, conseguiu convencer o jovem talento Sekou Jabateh Oliseh, de 20 anos, que joga no CSKA de Moscovo, um dos maiores clubes da Rússia, a representar a seleção dos "Lone Star". Oliseh já apontou 2 golos esta temporada na Liga Russa, sendo visto como uma das estrelas emergentes do futebol africano. O jovem liberiano também poderia esperar por uma convocatória da poderosa seleção da Nigéria, pois apesar de ter nascido na Libéria foi muito novo para a Nigéria, onde cresceu, mas foi convencido pelo projeto sério apresentado pela Federação Liberiana.


A Libéria defronta o Zimbabwe no domingo, numa partida que iremos acompanhar com atenção... afinal, nada melhor do que conhecer bem o "inimigo".

Sem comentários: