Só quem anda bastante distraído não estará apreensivo com o aproximar do embate frente ao Burkina-Faso. Os amigáveis de seleções são (e sempre foram) para serem levados a sério, não sendo curiosidade o fato de contarem para o ranking da FIFA (e a Cabo Verde daria bastante jeito um bom resultado, pois do ranking dependerá a dificuldade do grupo que nos irá calhar no sorteio para o Mundial 2014...), e de haver um limite de 6 substituições.
Também não será por mera coincidência que os clubes são obrigados, pela FIFA, a dispensar os atletas quando os amigáveis são disputados em datas sancionadas pelo organismo que rege o futebol mundial.
Começo agora a exercer as funções de selecionador de bancada.
De certa forma, acabo por perceber o descanso dado a Toni Varela e Guy Ramos, que tiveram de jogar ontem, segunda-feira, para a 2ª Liga Holandesa, e têm novo jogo agendado para esta sexta-feira. Assim como é compreensível que Fock e Vítor Moreno possam ajudar o Ceuta, amanhã, num momento decisivo da época.
Contudo, não posso deixar de salientar que não é problema da FCF que o calendário holandês ou espanhol não estejam adaptados aos jogos internacionais, e o rendimento dos Tubarões Azuis não deve ser afetado por isto. Vamos defrontar uma das melhores seleções africanas da atualidade, e não o Djibuti ou a Papua Nova-Guiné. Os cabo-verdianos que se irão deslocar a Óbidos merecem um Cabo Verde forte e não um Cabo Verde desfalcado. Por todo o mundo as seleções entrarão em campo praticamente na máxima força, na ronda de amigáveis FIFA, e nós não devíamos ser exceção.
A minha maior preocupação é a baliza, confesso. Vamos a jogo com dois guarda-redes que não têm nenhum minuto de jogo oficial disputado esta temporada. Nenhum. Se eu fosse guarda-redes cabo-verdiano, residente ou no exterior, titular no meu clube, estaria agora a entrar em depressão, porque iria perceber que chegar à seleção é (quase) uma impossibilidade.
Admito que fiquei felicíssimo por ver Fernando Varela na lista definitiva... já estava a entrar em pânico por não perceber quem seria titular ao lado de Nando, sem colocar em causa Gegê (muitíssimo bem no único jogo a titular no Trofense) ou Kiki, jovem atleta bastante elogiado. O "problema" é que Varela é um excelente central e pilar da seleção... e mais nada. Insubstituível, nesta altura. Ou será que Varela jogará a trinco? Já agora, diz-se que Ricardo, central do Guimarães, estará a caminho da China. Se era o clube minhoto a impedir o jogador de atuar pela seleção, espero que a transferência se concretize para que Ricardo regresse à seleção. Uma dupla Ricardo-Varela seria excelente para as nossas aspirações.
Na direita, continuamos sem alternativas. Disseram-me que Cadú, do Boavista da Praia, merecia uma hipótese, mas parece que será Gegê o dono desse lado da defesa na ausência de Moreno. Não sou fã de adaptações, mas gostei do que vi de Gegê frente aos "Djurtus". Na esquerda, espero que jogue Nilson, obviamente, por uma questão de meritocracia. Stopira nem sequer é titular no Deportivo "B", ao passo que Nilson mostra-se cada vez melhor, e é titular indiscutível, apesar de fazer parte de uma equipa do Portimonense que não consegue vencer. Os lugares da seleção devem refletir o desempenho dos atletas, e enquanto não temos o luso-cabo-verdiano Hélder Cabral disponível (continua indeciso entre a nossa seleção e a lusitana...), atleta que está a fazer uma época fantástica na Académica de Coimbra, Nilson é o melhor lateral-esquerdo cabo-verdiano, um pouco à frente de João Vicente e Stopira.
No meu meio-campo, só Babanco e Sidnei teriam lugares garantidos, provavelmente acompanhados por Roni, com a ressalva de Sidnei mostrar-se demasiado frágil fisicamente. Todavia, o atleta do Marítimo continua a somar boas exibições, enquanto Babanco é "só" o responsável pelo Arouca estar na corrida à subida de divisão. De resto, no ataque Lito e Héldon não devem ter grandes oposição, embora Pedro Moreira seja um jogador consistente, que teve direito à segunda convocatória, após apontar dois golos nesta época ao serviço do Fátima. Odair Fortes devia cá estar, estando bem fisicamente só faria sentido que tivesse a segunda internacionalização...Talvez Lúcio Antunes coloque Jerson Ribeiro numa ala e Dário na outra? Questões a serem esclarecidas amanhã.
Não concordo, confesso, com nenhuma das 4 opções vindas da 2ª Divisão, seja Eriksson, Dénis, Rambé ou Joazimar.
Eriksson alterna a posição de titular com a de suplente numa equipa do meio da tabela, caso do Merelinense. Em relação a centro-campistas, mesmo na 2ª Divisão há quem jogue em equipas de nível bem superior e seja titular, casos de Tuga (Mafra), Laurindo (Atlético), continuando dentro da meritocracia. Rambé não tem sido, nem de perto, nem de longe, destaque maior do que Sabry ou Luís Tavares, dupla crioula que vem brilhando na formação do Madalena, que está a fazer um belo campeonato. Assim como Dénis, jogador que consegue a proeza de ser um dos mais amarelados da 2ª Divisão, não parece merecer mais a convocatória do que Kay (Operário), Samiro Soares (Madalena) ou Adilson (Sertanense). Outro jogador do Pontassolense, Joazimar, é mais vezes suplente utilizado do que titular, sendo o Pontassolense a pior equipa da 2ª Divisão... Podem argumentar que estes atletas têm o azar de estar em equipas más e têm futuro. Pois, eu contraponho que o lugar dos atletas de futuro de clubes que irão descer à 3ª Divisão é na seleção de sub-21 ou sub-23, e não na seleção AA, a não ser que mostrem estar num nível bem acima ao da sua idade, casos de Rody ou Zé Luís. E, ao que consta, nenhum outro sub-21 parece estar ao nível de Rody ou Zé Luís, portanto não deviam estar na seleção AA.
Cabo Verde está no meio do que poderá ser uma campanha histórica rumo à CAN, e não num processo de renovação, que só fará sentido após a fase de qualificação. Se estivéssemos em renovação, Lito e Nando já se teriam despedido da seleção, ou estou enganado? Claro que para os "génios" que tratam da página desportiva do "A Semana Online", qualquer desculpa serve para usarem a palavra "renovação" à vontade do freguês, sem terem a mínima preocupação em analisar a idade dos atletas. E quando a opinião pública é pouco crítica, tudo é digerível.
O maior injustiçado desta convocatória é o extremo Platini, jogador explosivo, na linha de Odair. E dou o lugar de 2º maior injustiçado a Hernâni, extremo do União da Madeira. No 3º lugar, coloco ex-aequeo dois jogadores do Madalena: Samiro e Luís Tavares. Não só por estarem a ser bastante elogiados, sendo que Samiro estará a caminho da 2ª Liga, mas porque são infinitamente mais merecedores de um lugar na seleção do que os jogadores do Pontassolense. E o joker de injustiçado vai para Vozinha, guarda-redes do Mindelense. Coisas do futebol, desporto louco.
Curiosidade: um amigo português, que percebe bastante de futebol, bem mais do que Freitas-Lobo e companhia, perguntou-se se haveria alguma rivalidade insular entre Cabo Verde e Chipre. É que ele não percebe o fato de os jogadores cabo-verdianos que vão lá parar deixarem de jogar na seleção. Eu também não percebo, mas por via das dúvidas disse que não conhecia qualquer rivalidade entre os dois países ilhéus. O médio bravense Nilson, que atuava na Bulgária, foi o último a ir parar àquela ilha do Mediterrâneo.
Ainda não sei se consigo ir parar a Óbidos (sei vagamente qual a localização da vila no mapa...), mas de qualquer forma espero que consigamos um bom resultado. Avante, Tubarões Azuis!
2 comentários:
nta concorda plenamente ku donu des blog, td k bu fl é pura verdade doi a kem doer...é por falta d alguem moda bó k nós terra ka ta bai pa frente nunka, és ta prefire tene kes ignorante e mal informados frente d selção em vez des poi um alguem bem informado e conheçedor do assunto...nta sugere a federação d fotbol k ranja um alguem k ta sigue fotbol caboverdiano na diaspora pa observa midjor kes jogadores pa dps ka houver injustiça e mau rendimento na campo, e nés caso ninguem midjor k donu des blog...ja agora meus parabens e continua ta faze o k bu ta faze midjor k td kes xulos d ekipa tecnica d seleção...
homi nhu sta fazi bom trabadjo de observasom de atletas kriolo, sim senhor parabens..., manti si...
Enviar um comentário