quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Marco Soares voltará dentro de um mês


Depois da grave lesão que o deixou fora dos relvados o médio do Leiria e da selecção de Cabo Verde esta quase de volta.

Segundo o médio que se lesionou frente ao Sporting no mês de Novembro o regresso aos relvados esta próximo tendo já começado o trabalho de campo: “a minha recuperação esta no bom caminho já estou a fazer algum trabalho de campo e em breve começarei a fazer trabalho de corrida e se tudo correr bem no final Março estarei em plena forma.”

CV-Desporto deseja uma boa recuperação ao Marco e que volte depressa para ajudar a selecção nesta caminhada para a CAN 2012


Em anexo segue a página do jogador no Facebook

http://www.facebook.com/pages/Marco-Soares/181781145197319

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Selecionador Nacional em estágio na Holanda

O selecionador nacional de futebol, Lúcio Antunes, encontra-se na Holanda, onde irá efetuar um estágio de uma semana no Excelsior Rotterdam, com término a 21 de Fevereiro.

Paralelamente, Lúcio Antunes está a aproveitar para observar e conversar com potenciais reforços dos Tubarões Azuis: Jerson Cabral (Feyenoord), Elson do Rosário Almeida (FC Utrecht), Jeffrey Cesar (Sparta Rotterdam), Lerin Duarte (Sparta Rotterdam), Juanito Sequeira (FC Dordrecht).

Na próxima sexta-feira Lúcio Antunes irá assistir ao encontro RBC Rosendaal vs SC Cambuur Leeuwarden, a contar para a 2ª Liga Holandesa, onde terá a oportunidade de ver atuar Felino Jardim (Rosendaal). No sábado o encontro a visionar será o Excelsior Rotterdam vs Willem II, partida em que Marlon Pereira (Willem) deverá ser titular, havendo ainda a expectativa de poder ver Josimar Lima, habitual suplente.

com Edder Pereira Monteiro, Holanda

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fock renova com Ceuta por duas temporadas, mais uma de opção.

O guarda-redes internacional cabo-verdiano Fock, que está a fazer uma boa época em Espanha, ao serviço do Ceuta, viu as suas boas exibições serem recompensadas com uma renovação contratual.

O atleta, que já conquistou o coração dos adeptos caballas, deve então permanecer no enclave espanhol até 2013, isto se o Ceuta resistir às investidas de clubes interessados nos préstimos de Fock no próximo defeso.

Julio Perguero, diretor-desportivo do Ceuta, considera que Fock já demonstrou as suas qualidade e, tendo em conta os problemas que o Ceuta teve com guarda-redes nas últimas temporadas, era fundamental "amarrar" o cabo-verdiano.

Durante o anúncio da renovação, Fock abordou ainda o jogo Cabo Verde vs Libéria, a realizar a 27 de Março. O encontro, que já mexe com as emoções dos adeptos crioulos, irá coincidir com uma importante partida do Ceuta frente ao Real Murcia. A FIFA é bem clara, e todos esperamos que Fock possa vir dar o seu contributo, tendo Fock declarado que "estão à procura de uma solução positiva para Cabo Verde e para o Ceuta".

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tubarões Azuis derrotam Burkina-Faso por 1-0

Graças a um golo apontado por Héldon no 1º quarto de hora da segunda parte, a Seleção Nacional derrotou a sua congénere do Burkina-Faso por 1-0.

Cabo Verde alinhou com: Ernesto; Gegê, Varela, Nando, Stopira; Dário (Eriksson), Sidnei (Joazimar), Babanco (Nilson), Roni; Lito (Jerson Ribeiro) e Héldon (Rambê).


O Burkina-Faso é a 5ª melhor seleção africana do ranking da FIFA, só estando atrás do Gana, da Côte d'Ivoire, do Egito e da Nigéria. Cabo Verde encontra-se no 15º posto.

Com esta vitória, aumenta o número de bons resultados dos Tubarões Azuis após a frustrante eliminação na Fase de Qualificação para CAN/Mundial 2010. Após a derrota com a Tanzânia em 2008, Cabo Verde tem um fantástico registo de 6 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota.

Que venha a Libéria!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A minha antevisão: Cabo Verde vs Burkina-Faso

Só quem anda bastante distraído não estará apreensivo com o aproximar do embate frente ao Burkina-Faso. Os amigáveis de seleções são (e sempre foram) para serem levados a sério, não sendo curiosidade o fato de contarem para o ranking da FIFA (e a Cabo Verde daria bastante jeito um bom resultado, pois do ranking dependerá a dificuldade do grupo que nos irá calhar no sorteio para o Mundial 2014...), e de haver um limite de 6 substituições.

Também não será por mera coincidência que os clubes são obrigados, pela FIFA, a dispensar os atletas quando os amigáveis são disputados em datas sancionadas pelo organismo que rege o futebol mundial.

Começo agora a exercer as funções de selecionador de bancada.

De certa forma, acabo por perceber o descanso dado a Toni Varela e Guy Ramos, que tiveram de jogar ontem, segunda-feira, para a 2ª Liga Holandesa, e têm novo jogo agendado para esta sexta-feira. Assim como é compreensível que Fock e Vítor Moreno possam ajudar o Ceuta, amanhã, num momento decisivo da época.

Contudo, não posso deixar de salientar que não é problema da FCF que o calendário holandês ou espanhol não estejam adaptados aos jogos internacionais, e o rendimento dos Tubarões Azuis não deve ser afetado por isto. Vamos defrontar uma das melhores seleções africanas da atualidade, e não o Djibuti ou a Papua Nova-Guiné. Os cabo-verdianos que se irão deslocar a Óbidos merecem um Cabo Verde forte e não um Cabo Verde desfalcado. Por todo o mundo as seleções entrarão em campo praticamente na máxima força, na ronda de amigáveis FIFA, e nós não devíamos ser exceção.

A minha maior preocupação é a baliza, confesso. Vamos a jogo com dois guarda-redes que não têm nenhum minuto de jogo oficial disputado esta temporada. Nenhum. Se eu fosse guarda-redes cabo-verdiano, residente ou no exterior, titular no meu clube, estaria agora a entrar em depressão, porque iria perceber que chegar à seleção é (quase) uma impossibilidade.

Admito que fiquei felicíssimo por ver Fernando Varela na lista definitiva... já estava a entrar em pânico por não perceber quem seria titular ao lado de Nando, sem colocar em causa Gegê (muitíssimo bem no único jogo a titular no Trofense) ou Kiki, jovem atleta bastante elogiado. O "problema" é que Varela é um excelente central e pilar da seleção... e mais nada. Insubstituível, nesta altura. Ou será que Varela jogará a trinco? Já agora, diz-se que Ricardo, central do Guimarães, estará a caminho da China. Se era o clube minhoto a impedir o jogador de atuar pela seleção, espero que a transferência se concretize para que Ricardo regresse à seleção. Uma dupla Ricardo-Varela seria excelente para as nossas aspirações.

Na direita, continuamos sem alternativas. Disseram-me que Cadú, do Boavista da Praia, merecia uma hipótese, mas parece que será Gegê o dono desse lado da defesa na ausência de Moreno. Não sou fã de adaptações, mas gostei do que vi de Gegê frente aos "Djurtus". Na esquerda, espero que jogue Nilson, obviamente, por uma questão de meritocracia. Stopira nem sequer é titular no Deportivo "B", ao passo que Nilson mostra-se cada vez melhor, e é titular indiscutível, apesar de fazer parte de uma equipa do Portimonense que não consegue vencer. Os lugares da seleção devem refletir o desempenho dos atletas, e enquanto não temos o luso-cabo-verdiano Hélder Cabral disponível (continua indeciso entre a nossa seleção e a lusitana...), atleta que está a fazer uma época fantástica na Académica de Coimbra, Nilson é o melhor lateral-esquerdo cabo-verdiano, um pouco à frente de João Vicente e Stopira.

No meu meio-campo, só Babanco e Sidnei teriam lugares garantidos, provavelmente acompanhados por Roni, com a ressalva de Sidnei mostrar-se demasiado frágil fisicamente. Todavia, o atleta do Marítimo continua a somar boas exibições, enquanto Babanco é "só" o responsável pelo Arouca estar na corrida à subida de divisão. De resto, no ataque Lito e Héldon não devem ter grandes oposição, embora Pedro Moreira seja um jogador consistente, que teve direito à segunda convocatória, após apontar dois golos nesta época ao serviço do Fátima. Odair Fortes devia cá estar, estando bem fisicamente só faria sentido que tivesse a segunda internacionalização...Talvez Lúcio Antunes coloque Jerson Ribeiro numa ala e Dário na outra? Questões a serem esclarecidas amanhã.

Não concordo, confesso, com nenhuma das 4 opções vindas da 2ª Divisão, seja Eriksson, Dénis, Rambé ou Joazimar.

Eriksson alterna a posição de titular com a de suplente numa equipa do meio da tabela, caso do Merelinense. Em relação a centro-campistas, mesmo na 2ª Divisão há quem jogue em equipas de nível bem superior e seja titular, casos de Tuga (Mafra), Laurindo (Atlético), continuando dentro da meritocracia. Rambé não tem sido, nem de perto, nem de longe, destaque maior do que Sabry ou Luís Tavares, dupla crioula que vem brilhando na formação do Madalena, que está a fazer um belo campeonato. Assim como Dénis, jogador que consegue a proeza de ser um dos mais amarelados da 2ª Divisão, não parece merecer mais a convocatória do que Kay (Operário), Samiro Soares (Madalena) ou Adilson (Sertanense). Outro jogador do Pontassolense, Joazimar, é mais vezes suplente utilizado do que titular, sendo o Pontassolense a pior equipa da 2ª Divisão... Podem argumentar que estes atletas têm o azar de estar em equipas más e têm futuro. Pois, eu contraponho que o lugar dos atletas de futuro de clubes que irão descer à 3ª Divisão é na seleção de sub-21 ou sub-23, e não na seleção AA, a não ser que mostrem estar num nível bem acima ao da sua idade, casos de Rody ou Zé Luís. E, ao que consta, nenhum outro sub-21 parece estar ao nível de Rody ou Zé Luís, portanto não deviam estar na seleção AA.


Cabo Verde está no meio do que poderá ser uma campanha histórica rumo à CAN, e não num processo de renovação, que só fará sentido após a fase de qualificação. Se estivéssemos em renovação, Lito e Nando já se teriam despedido da seleção, ou estou enganado? Claro que para os "génios" que tratam da página desportiva do "A Semana Online", qualquer desculpa serve para usarem a palavra "renovação" à vontade do freguês, sem terem a mínima preocupação em analisar a idade dos atletas. E quando a opinião pública é pouco crítica, tudo é digerível.


O maior injustiçado desta convocatória é o extremo Platini, jogador explosivo, na linha de Odair. E dou o lugar de 2º maior injustiçado a Hernâni, extremo do União da Madeira. No 3º lugar, coloco ex-aequeo dois jogadores do Madalena: Samiro e Luís Tavares. Não só por estarem a ser bastante elogiados, sendo que Samiro estará a caminho da 2ª Liga, mas porque são infinitamente mais merecedores de um lugar na seleção do que os jogadores do Pontassolense. E o joker de injustiçado vai para Vozinha, guarda-redes do Mindelense. Coisas do futebol, desporto louco.


Curiosidade: um amigo português, que percebe bastante de futebol, bem mais do que Freitas-Lobo e companhia, perguntou-se se haveria alguma rivalidade insular entre Cabo Verde e Chipre. É que ele não percebe o fato de os jogadores cabo-verdianos que vão lá parar deixarem de jogar na seleção. Eu também não percebo, mas por via das dúvidas disse que não conhecia qualquer rivalidade entre os dois países ilhéus. O médio bravense Nilson, que atuava na Bulgária, foi o último a ir parar àquela ilha do Mediterrâneo.

Ainda não sei se consigo ir parar a Óbidos (sei vagamente qual a localização da vila no mapa...), mas de qualquer forma espero que consigamos um bom resultado. Avante, Tubarões Azuis!

Alterações à convocatória da Seleção Nacional

A Federação Cabo-verdiana de Futebol comunicou as alterações efetuadas na convocatória para o jogo amigável a disputar frente ao Burkina-Faso, amanhã, na vila de Óbidos.

Fernando Varela (Trofense), Pedro Moreira (Fátima) e Rambé (Macedo de Cavaleiros) são as novidades em relação à primeira lista divulgada. Fock, Vítor Moreno, Zé Luís e Dady ficam de fora numa lista com 20 atletas selecionados.

Guarda-redes: Ernesto (Lagoa), Nélson Cruz (Louletano)

Defesas: Nando (Banik Ostrava), Varela (Trofense), Gegê (Trofense), Stopira (Deportivo), Nilson (Portimonense), Kiki (Boavista da Praia), Dénis (Pontassolense)

Médios: Babanco (Arouca), Sidnei (Marítimo), Dário (Sporting da Praia), Jerson Ribeiro (Fortuna Sittard), Roni (CS Fola), Eriksson (Merelinense), Joazimar (Pontassolense)

Avançados: Lito (Portimonense), Pedro Moreira (Fátima), Rambé (Macedo de Cavaleiros), Héldon (Marítimo)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Zé Luís marca em confronto com Fernando Varela; Nélson Veiga estreia-se

O jogo-grande da Liga Orangina colocou frente-a-frente dois talentos cabo-verdianos. Fernando Varela, um dos mais promissores centrais da 2ª Liga, foi mais uma vez titular no Trofense, que recebia o Gil Vicente do futuro atleta do Sporting de Braga, o prodígio Zé Luís. No Trofense, Gegê ocupava o banco de suplentes, não sendo Rody convocado no Gil Vicente.

O Trofense entrou melhor e chegou ao 2-0, tendo o Gil Vicente reagido na segunda parte por intermédio de Zé Luís. Grande golo do avançado foguense, ganhando o duelo particular com Varela. Já com Gegê em campo para ajudar a defender o 2-1, o Trofense viria a consentir a igualdade após os 90 minutos. Os 2 clubes continuam na luta pela subida de divisão.

Noutra partida com crioulos em campo, o Arouca de Babanco derrotou o Santa Clara de Platini por 1-0. Os dois santiaguenses foram titulares. O clube de Babanco continua a fazer uma época espetacular, enquanto o Santa Clara vai desiludindo, ocupando os últimos lugares.

Sténio, médio sanvicentino recém-transferido para o Feirense, ainda não integrou a lista de convocados. Quem se estreou foi Nélson Veiga, ao serviço do Desportivo das Aves, que derrotou o Belenenses por 2-0.

João Vicente foi titular no Moreirense, que perdeu por 2-0 na deslocação ao Estoril.

Josimar Lima tem estreia amarga pelo Willem II

O defesa internacional cabo-verdiano Josimar Lima saiu do banco para fazer a sua primeira aparição no Willem II nesta temporada. Josimar entrou aos 74 minutos, quando o Willem já perdia por 5-1. 7-1 foi o resultado final, vitória do Groningen. Marlon Pereira foi titular, como vem sendo habitual.

O Willem parece estar definitivamente condenado à descida de divisão, somando 7 pontos em 22 jogos.

RKC vence com crioulos a titular. Jerson Ribeiro estreou-se no Fortuna Sittard

Correu de feição a estreia a titular de Guy Ramos no RKC. Com Guy jogando no centro da defesa e tendo à sua frente Toni Varela, que ocupava a posição de trinco, o RKC venceu por 1-0 o Helmond Sport, classificando-se agora no 2º lugar da Jupiler League, somando 39 pontos, a 9 do líder Zwolle.

Outro Tubarão Azul, Jerson Ribeiro, fez a sua estreia pelo Fortuna Sittard, clube que somou o seu 10º ponto no campeonato, após um empate positivo frente aos líderes da tabela, o Zwolle. O Fortuna está agora na penúltima posição.

O 4º Tubarão Azul da 2ª Liga Holandesa, Cecílio Lopes, foi titular na vitória do Dordrecht em Eindhoven. O Dordrecht é 8º na tabela com 28 pontos.

Odair Fortes comanda Reims rumo à vitória

O extremo santiaguense Odair Fortes voltou aos golos, tendo apontado o primeiro logo do Reims na vitória por 2-1 frente ao Havre AC, onde Ryan não jogou devido a lesão. O Reims soma agora 25 pontos, dois acima da linha de água, enquanto o Havre está a dois pontos da zona de subida com 32 pontos.

Noutra partida, Hélton dos Reis entrou na 2ª parte para o lugar de Joseph Mendes na vitória do Grenoble por 1-0 frente Nimes. O clube dos franco-cabo-verdianos continua no último lugar da tabela.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Guy Ramos no RKC Waalwijk

O médio internacional cabo-verdiano Guy Ramos, 25 anos transferiu-se neste mercado de inverno para o RKC Waalwijk, 2ª classificado da 2ª Liga Holandesa. Guy Ramos deixou, assim, o FC Dordrecht, clube que representou nas últimas 6 temporadas e pelo qual disputou 135 jogos.

Guy Ramos assinou um contrato válido até ao verão de 2013.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tubarões Azuis: Novidades para teste contra forte seleção do Burkina-Faso.

O selecionador nacional, Lúcio Antunes, divulgou a convocatória de 21 jogadores para o amigável frente ao Burkina-Faso, a ter lugar em Óbidos, no dia 9 de Fevereiro. É notório que a partida irá servir para novas experiências, assim se percebendo as ausências de Fernando Varela, Odair Fortes, Ryan, Toni Varela, Guy Ramos, mais-valias da Seleção Nacional.

Também não foi desta que Platini (Santa Clara), jogador que já assumiu a titularidade no seu clube, ou Hernâni, titular indiscutível no União da Madeira, formação candidata à subida de divisão, regressaram à Seleção. Outros jogadores em destaque na 2ª Divisão em Portugal, mas que ainda não convenceram a equipa técnica nacional: Adilson (Sertanense), Samiro Soares e Luís Tavares (Madalena), Kay (Operário), Laurindo (Atlético) ou Raúl (Gondomar). Recém-transferidos para a 2ª Liga, Sténio e Rody são nomes que podem entrar nas contas para o futuro. Destaque também para o regresso de Ernesto, que assinou contrato com o Lagoa (2ª Divisão).

 Valter e Marco Soares continuam a recuperar de lesões, sendo que João Vicente (Moreirense) não recebeu a 2ª convocatória. Em relação ao vasto contingente cabo-verdiano na Holanda, desta vez apenas Jerson Ribeiro (Fortuna Sittard) teve a honra de ser incluído na lista. Da Europa, e excluindo os "portugueses",  o "luxemburguês" Roni, o "checo" Nando e os "espanhóis" Stopira, Fock e Vítor Moreno fazem companhia a Jerson Ribeiro.

Foram incluídos na convocatória dois atletas residentes: tratam-se de Dário, veterano internacional do Sporting da Praia, e Kiki, jovem defesa central do Boavista da Praia que no verão teve uma experiência falhada no Santa Clara.

13 dos 21 convocados atuam em Portugal, mas a maior surpresa será, porventura, a inclusão de dois jovens atletas do Pontassolense, clube da 2ª Divisão - Zona Norte. Dénis, defesa central e Joazimar, médio, são habituais titulares no clube madeirense, que ocupa o último lugar da classificação com apenas 8 pontos conquistados em 17 partidas. Erikson Tib´s, do Merelinense, regressa aos convocados após ter sido chamado para o jogo com o Zimbabwe.

Lista de Convocados: 


Guarda-redes: Fock (Ceuta), Nélson Cruz (Louletano), Ernesto (Lagoa)

Defesas: Stopira (Deportivo "B"), Nilson (Portimonense), Nando (Banik Ostrava), Gegê (Trofense), Kiki (Boavista da Praia), Dénis (Pontassolense), Vítor Moreno (Ceuta)

Médios: Babanco (Arouca), Dário (Sporting da Praia), Sidnei (Marítimo), Roni (CS Fola), Jerson Ribeiro (Fortuna Sittard), Erikson (Merelinense), Joazimar (Pontassolense)

Avançados: Dady (Olhanense), Héldon (Marítimo), Zé Luís (Gil Vicente), Lito (Portimonense)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Rody no Gil Vicente

Após ter sido veiculada pela comunicação social cabo-verdiana a hipotética transferência de Rodirley Duarte, ex-Santa Maria e FC Porto, para um clube do Dubai, eis que a jovem promessa crioula, lusófono de ouro, foi parar ao Gil Vicente, onde será colega de Zé Luís, que está de malas aviadas para um grande clube, mas apenas no final da temporada.

Presidente do Gil Vicente nega transferência de Zé Luís

Numa reviravolta inesperada, acabam por não se confirmar as notícias da transferência do crioulo Zé Luís para o Gil Vicente. António Fiúza, presidente do clube de Barcelos, negou, em declarações à Rádio Renascença, que o jogador já se tenha transferido para o Braga, tendo admitido apenas que houve negociações no dia de ontem.

O passe de Zé Luís tem sido bastante pretendido, fazendo parte da lista clubes como o Braga, FC Porto, Guimarães, entre outros clubes europeus.

Zé Luís no Sporting de Braga!

O internacional cabo-verdiano Zé Luís assinou, no fecho do mercado de transferências, um contrato válido por 4 anos com o Sporting Clube de Braga. O jogador vai, entretanto, continuar no Gil Vicente até ao final da presente temporada.

Ao que tudo indica, o FC Porto tinha direito de preferência sobre Zé Luís, não tendo sido a cláusula acionada, o que permitiu a ação do Sporting de Braga.